sexta-feira, 8 de abril de 2016

TROVAS DA MINHA VIDA


Eu gosto de fazer trovas,
Mesmo sem ser trovador;
Gosto de contar as novas
Decantando o meu amor.

***

Assim vivo no universo,
Cantando o amor de meu bem;
E sou feliz com meu verso,
Sem ser maior que ninguém.

***

Escrevo versos de paz
Porque a paz é meu rito;
Escrevo versos de amor
Porque no amor acredito.

***

Sou um poeta imperfeito,
Mas no meu sonho acredito;
E canto o amor de meu peito,
Sonhando ser infinito!...

***

Não dê ouvidos ao dito
De quem amor não lhe tem;
Faça o mundo mais bonito,
Pagando o mal com o bem!

***

Nunca deixe a mão esquerda
Ver o que a direita faz;
Essa tal de “mão esquerda”
É fofoqueira de mais!

***

Ao dizer: “A fé que trago
É grande”- negando o bem,
Está escrito em Tiago:
Morta é a fé que você tem!

***

Contigo sou mais amigo.
Minha vida é mais louçã.
Eu quero viver contigo
Enquanto houver amanhã!

***

Nunca diga que merece
Gratidão por teu favor;
Pois quem recebe se esquece...
Quem se lembra, é o SENHOR!

***

A riqueza que nós temos,
Dentre todas a mais bela,
É aquela que podemos
Entrar no Céu por ela!

***

Pra que o mundo não nos visse
Como ovelhas desgarradas,
Jesus, sorrindo, nos disse:
“Vamos juntos, de mãos dadas!”

***

Nossa mente é criativa!
Nunca pára de atuar;
Se dormimos, ela, ativa
Cuida de sonhos, criar.

***

Oh, meu filho, escute isto:
Não confie em todo irmão;
Pois nem mesmo Jesus Cristo
Escapou da traição!

***

A minha morada fica
Em meio à Rua do Amor.
Uma placa a identifica:
“Aqui mora um sonhador!”

***

Quem não ama a poesia,
Essa musa tão concreta;
Não sabe da alegria
Que sente todo poeta!

***

A terra que Deus me deu
Pra ser meu berço na vida
Fez-me ser poeta seu
No Vale do Paraíba!...

***

Meus pés são sujos de terra
E minhas mãos terra têm,
Do Pilar que tanto amo
E que não nego a ninguém!

***

Minha terra é pequenina,
Mas encanta o mundo inteiro,
Pois Pilar, em prosa e rima,
Honra o solo brasileiro!

***

Quem nunca escreveu um verso
Em Pilar fica inspirado,
Contemplando o universo
De Zé Lins com seu passado.

***

Faço um verso de repente
Mesmo sem ser cantador,
Só pra cantar minha gente,
O meu torrão, minha flor!

***

Eu nasci em Chã de Areia,
Em casa de agricultor,
Sou filho duma sereia
Mais o velho Biu de Nô!

***

Conheço o canto da mata
Com todo seu passaredo;
Conheço o som da cascata
Por isso canto sem medo!

***

Não tenho anel de doutor,
Não faço verso erudito,
Porém me inspira o Senhor
A fazer verso infinito!...

***

Quem nunca amou de verdade
Não sabe o gozo da vida;
Pois a sua FELICIDADE
Ainda está escondida!...

***

Os olhos da minha amada
Falam só de querer bem;
Conheço quando, encantados,
Falam do amor que me têm.

***

Quando a fama e o sucesso
Seduzem o ser humano,
Ele se dá ao decesso
Dia a dia, ano a ano!

***

Foi Jesus quem ensinou
A amar, com o mesmo empenho,
Nossos próprios inimigos...
(Inda bem que não os tenho!)

***

A minha filha Letícia,
Também chamada Pillar,
É uma homenagem a terra
Que Deus me deu para amar!

***

O homem vê a aparência,
Tem limitada visão;
Mas Jesus, na onisciência,
Contempla-lhe o coração!

***

Pois quem tem a Jesus tem tudo,
Quem não Lhe tem, não tem nada;
Pode iludir-se, contudo,
Nele não terá morada!

***

Temos que plantar na terra,
Amor, em solo fecundo.
Brocando os brotos da guerra,
Cultivando a paz no mundo!

***

O homem a mente burila,
Faz-se forte, qual Sansão,
Mas das mãos de uma Dalila
É que vem a traição!

***

Não despreze o teu vizinho
Nem mesmo por um instante;
Mais vale amigo a caminho,
Do que um irmão distante!

***

Que Cristo lembre alegrias
Não somente nos natais,
Mas nasça todos os dias
Nos corações fraternais!

***

De vez em quando escrevo
sem desejo de parar;
de vez em quando me atrevo
viver só para te amar!

***

Hoje a vida está mais bela,
mais lindo está este dia!
Será por que penso nela
quando escrevo a poesia?...

Um amor de mãe é posto
nos olhos de minha amada;
quando enxuga de meu rosto
a lágrima derramada!

***

Passando por grande luta
eu não quis ver o reprise;
usei minha mente astuta:
tirei o S da CRISE!...

***

Eu quero viver contigo
sem temer qual seja a sorte;
nas asas do teu abrigo
sinto-me muito mais forte!

***

Quem vive só neste mundo
Criticando do outro a lida,
Esquece, a cada segundo,
De viver sua própria vida!

***

Eu quero cantar a vida,
cantar a paz e o amor;
mesmo sabendo na lida
que não sou bom cantador!

***

Apesar de tanta prova,
da luta ser mui renhida,
eu louvo a Deus nesta trova
por mais um ano de vida!

***

Chuvinha fina caindo...
cheiro de terra molhada...
Agricultores sorrindo...
sonhando co'a invernada!

***

Não vi estrelas na noite,
muito menos o luar;
somente ouvi o açoite
da chuva a se derramar!

***

Choveu pela noite inteira
chuvas dadas do Senhor;
chuva fina, de primeira,
para o nosso agricultor!

***

Preciso dormir agora
para acordar bem disposto;
com o esplendor da aurora
e o brilho do teu rosto!

***

Depois de um dia de luta,
de contas para pagar;
esqueço toda labuta
quando tu vens me beijar!

***

Quem dera a vida passar
cantando tua formosura;
e cessando o meu cantar...
cantasse minha alma pura!

***

Cansado estou de injustiça
contra quem só faz o bem;
quem, por maldade, atiça
a chama do ódio que tem!

***

O poder que tem teu beijo
eu não posso calcular;
ele acende o meu desejo e
meu amor faz aumentar!

***

A inveja é u'a doença
que mata antes da morte;
destrói o amor e a crença
de quem pensa ser mais forte!

***

O amor que tu me dás
é quase sem ter medida;
enche o meu peito de paz
e de prazer minha vida!

***

De repente muda o tempo,
muda o tempo de repente;
vento sopra, sopra vento...
Deus faz tudo diferente.

***

De repente um sonho novo
movimenta a nossa história;
nos causando gran renovo
d'esperança na vitória!...

***

Sinto que grande vitória
Deus irá nos conceber,
por isso já lhe dou glória
e aleluia, no meu ser!...

***

Na vida tem-se alegria
e também muita tristeza;
mas louvo a Deus todo dia
por ser minha fortaleza!...

***

É preciso ter prudência,
estudar onde pisamos;
pensar bem na conseqüência
das decisões que tomamos.

***

Se o inimigo te afrontar
com palavras de terror;
não desista de lutar...
busque força no Senhor!...

***

Eu não sei dos teus problemas
e você não sabe os meus;
mas lhe digo que não temas,
tenha confiança em Deus!...

***

Se há batalhas no caminho,
não fique desesperado;
pois você não 'stá sozinho,
Cristo está bem do teu lado!

***

Quando vir a provação,
for imensa a tempestade,
clame a Deus, em oração,
que te dará f'licidade!...

***

Político que compra o voto
não deve nada a ninguém,
e eleitor que vende o voto
perde o direito que tem!

***

Quem vende seu voto fica
sem direito de cobrança;
se condena e se complica
a viver sem esperança!

***

O político enganador
mente com força e com pressa;
para enganar o eleitor
com dinheiro e com promessa!

***

Eleitor nunca se venda
por dinheiro na campanha;
mas vote com consciência
pra mudar toda essa sanha!

***

Avalie bem as propostas
de quem seu voto pleiteia,
e veja se nas respostas
ele a verdade semeia.

***

Quem vive o voto a vender
faz um crime eleitoral,
além de ajudar vencer
as grandes forças do mal!

***

Só quem vota consciente
contribui com a mudança;
Voto livre, independente,
é o voto da ESPERANÇA!

***

Ah, quando eu era menino
queria ser um atleta,
mas o destino traquino
fez-me na vida um poeta!...

***

Quando paro pra pensar
no imenso amor de Deus,
dá vontade de contar
para todos filhos seus!

***

Escrever é minha meta,
pois me trás felicidade;
apesar de ser poeta
pequenino, na verdade.

***

Se cultivarmos o ódio
o seu poder destruidor
nunca nos dará o prazer
que pode nos dar o amor!...

***

Nos olhos da minha amada
vejo mais do que um brilho;
sempre vejo uma alvorada...
e pra f'licidade - um trilho!...

***

Quem nunca amou de verdade
não sabe o que estou sentindo;
razão da felicidade,
porque vivo assim sorrindo!...

***

Quanto mais o tempo passa
cada vez mais me convenço
que a vida é muito escassa
para o nosso amor imenso!

***

Meus poetas preferidos
falo todos, numa boa:
Drummond, Bandeira, Vinícius,
Quintana, Cecília, Pessoa!...

***

Inda como rapadura
do Engenho Corredor;
saboreando a cultura
de Zé Lins, o escritor.

***

Em uma rua de Itabira
ainda escrevo uma lira;
numa praça de Lisboa
lerei versos de Pessoa.

***

Não trouxe um pouco de terra
da minha terra pra mim,
mas no meu peito se encerra
Pilar inteira, sem fim!

***

Ah como eu queria está,
neste instante da semana,
na feirinha do Pilar,
tomando um caldo de cana!

***

Tem poetas, escritores,
conhecido nos confins;
meu Pilar sente orgulho
de ser Terra de Zé Lins!

***

Pilar terra abençoada,
melhor recanto do mundo!
É minha terra encantada
que não esqueço um segundo.

***

Já se passou a aurora
e o crepúsculo já vem;
inda estou pensando agora
nas virtudes de meu bem!...

***

Chamavam-me de matuto
quando eu era um estudante;
mas veja o destino astuto
fez-me um poeta falante!

***

Tem versos de amor tão puros
que o mundo não entenderia;
melhor deixá-los seguros...
e jamais fazer poesia!...

***

Sim, nesta vida é preciso
aprender a perdoar,
pra não ficar indeciso,
pra continuar a amar!

***

Ah... tem poesia calada
que não se deve escrever;
deve ser imaginada,
só pro poeta saber!...

***

Não nego para ninguém
Que sou poeta cristão;
Que só Jesus é quem tem
Para nos dá - SALVAÇÃO!

***

Na hora que faço um verso
Sinto um alívio no peito;
Como se um bem pro universo
Acabasse de ter feito!...

***

É medonho o sofrimento
De um palhaço engraçado;
Ninguém sabe o fingimento
De seu riso gargalhado!...

***

Um amigo de verdade
Não se sabe na bonança;
Mas é na dificuldade
Quando nos dá esperança!...

***

Aurora da minha vida
que saudade de você!
Porque hoje é dura a lida,
muitas provas pra vencer.

***

A lágrima é composta
Por muito mais
Do que albumina
E sais minerais!

***

A lágrima que tem
Cloreto de sódio;
Às vezes tem amor,
Não é lágrima de ódio!

***

Lágrima caída
na noite lunar;
por tanto na vida
eu querer te amar!

***

Lágrima pequena
de uma dor maior;
será o poema
que escrevi melhor?

***

É tua ou é minha
que vives na boa
a gota de lágrima
que caiu, a toa?...

***

Amor verdadeiro se conquista
não é com promessas de ilusão,
mas é com atitude altruísta
e singeleza de coração!

***

Não entre irmão nesse trem,
dessa fofoca se esqueça.
Não fale mal de ninguém,
mesmo que a pessoa mereça!

***

Sonhando tanto estou,
sonhando tão fortemente,
que meu sonho já virou
o sonho de muita gente!

***

Belo tesouro é o amor
que dentro de nós guardamos;
mas somente tem valor
quando compartilhamos!

***

Se me vês calado, imerso,
nunca pense que estou triste;
Estou é pensando um verso...
no amor que em mim existe!

***

Não nego para ninguém
Que sou poeta cristão;
Que só Jesus é quem tem
Para nos dá - SALVAÇÃO!

***

Hoje o dia é de vitória,
apesar de sua aparência;
encho o peito e digo: glória!
Deus é minha providência.

***

Na hora que faço um verso
Sinto um alívio no peito;
Como se um bem pro universo
Acabasse de ter feito!...

***

A honradez de um homem
Não tem dinheiro que pague,
Pois vale mais um bom nome
Do que tesouro que acabe.

***

Todo poeta é meio louco?
- Não... Eu falo numa boa;
Todo poeta só tem um pouco
De Fernando Pessoa.

***

Quando estou no Facebook
quero só louvar a Deus;
por favor não me cutuquem
pra jogar, amigos meus!...

***

Quando estou a me sentir
Sem forças pra caminhada,
Clamo a Deus pra me suprir
Com sua graça abençoada!...

***

Quando vejo a indiferença
No olhar de cada irmão,
Mais aumenta a minha crença
Que só Cristo é Salvação!...

***

Quando vejo o egocentrismo
Operando neste mundo,
Busco no cristianismo
Compartir o amor profundo!...

***

Quando vejo a crueldade
Aumentando mundo afora,
Mais anseio a eternidade:
De ver Cristo, sem demora!

***

O amor da minha amada
Ajuda-me a triunfar;
Nos reveses da jornada
Sempre vem me consolar.

***

Aquele beijo de amor
que me deste, apaixonada,
guardei pra sempre o sabor
na minha boca molhada!

***

Esse amor que tu me dás
jamais se pode medir;
é do tamanho da paz
que sinto perto de ti!

***

Quando estás longe de mim
eu canto como um Vem-Vem;
e quando te vejo aqui...
eu canto qual Bem-Te-Vi!

***

É nas horas mais sofridas
que nosso amor ele aumenta;
onde nós somos duas vidas,
numa só, que tudo enfrenta!

***

Abri a caixa de talento
que estava fechada há anos;
de repente um sentimento
de vitória disse: vamos!

***

Vou pintando o dia a dia,
vou pintando em toda parte;
vou pintando poesia
com as cores de minha arte!

***

Pedradas que levei ontem,
com elas eu faço um verso;
co'as de hoje faço a ponte
que me leva pro sucesso!

***

Não me importo co'as pedradas
nem as furadas de espinho;
sigo firme na jornada,
com Jesus em meu caminho!

***

Pedras que em mim arremessam
por inveja é que se faz;
vem daqueles que detestam
meu sucesso e minha paz!

***

Quem pedras vive a atirar
nos outros constantemente,
deve ser porque está
vendo frutos em sua frente!

***

Quem pedras vive atirando
contra a vida dos vizinhos,
não sabe que eles, juntando,
farão pontes nos caminhos!

***

Quanto mais levo pedrada,
avanço na trajetória;
de todas Jesus me guarda
e sempre me dá vitória!

***

As tintas e as palavras
me dão tamanha alegria!
Com uma eu pinto quadros,
com a outra - a poesia!

***

Que maravilha é criar!
Fazer a obra concreta;
sinto prazer em pintar...
faz-me sentir mais poeta!

***

Se queres voar
Comigo, proponho
Que venhas vagar
Nas asas do sonho!

***

Como um suspiro profundo,
Como luz que não aquece,
Você conhece do mundo,
Mas o mundo o desconhece!

***

A minha poesia é
Infante feito criança...
Mas a vida é um carrossel
Brincando com a esperança!

***

Quero dizer-te, esposa minha,
que quando vejo a tua beleza,
não sei chamar-te de rainha...
só sei chamar-te de princesa!

***

Onde teu gesto passou
deixou a terra florida;
a alma cheia de sonhos,
os sonhos cheios de vida!

***

A semente da intriga
porventura traz bonança?
Em vez de semear ódio
semeemos a Esperança!...

***

Não entre irmão nesse trem,
dessa fofoca se esqueça.
Não fale mal de ninguém,
mesmo que a pessoa mereça!

***

O poeta traz oculto
Por traz do jeito granfino,
No seu peito irresoluto
A presença dum menino.

***

A palavra é poderosa,
Provoca alegria e dor;
Pra mim a mais gloriosa
São as que louvam ao Senhor.

© Antonio Costta

Nenhum comentário:

Postar um comentário